Golpes na busca por emprego: como se proteger e encontrar oportunidades legítimas.
No cenário atual, a busca por emprego se torna cada vez mais desafiadora, e infelizmente, golpistas se aproveitam da vulnerabilidade de quem busca uma oportunidade. Para alertar sobre essa realidade e oferecer dicas de proteção, conversamos com Antoniel Bastos, Presidente do Instituto Rede Incluir, Diretor de Recursos Humanos, Diversidade e Inclusão da ACIJA RJ, escritor, jornalista e coach em desenvolvimento humano.


Antoniel, com sua vasta experiência, destaca a importância da prevenção para evitar cair em golpes: "É fundamental estar atento a sinais de alerta, como solicitação de pagamento para inscrição em vagas, propostas de emprego com remuneração muito acima da média e falta de informações claras sobre a empresa".
Ele também enfatiza a necessidade de pesquisar a reputação da empresa e desconfiar de ofertas que parecem boas demais para ser verdade. "A verificação da empresa em sites confiáveis e a comunicação com outros candidatos podem ajudar a identificar possíveis golpes", complementa Antoniel.
Dicas Essenciais:
Não pague por inscrições ou candidaturas: Processos seletivos legítimos não cobram do candidato.
Cuidado com o imediatismo: Ofertas de emprego com prazos muito curtos para a contratação podem ser um sinal de alerta.
Desconfie de propostas com remuneração muito alta: Se a remuneração estiver muito acima da média para a vaga, desconfie.
Pesquise a empresa: Verifique se a empresa existe, se é confiável e se a vaga realmente está disponível.
Utilize plataformas confiáveis: Candidate-se a vagas apenas em sites e plataformas de recrutamento conhecidas e seguras.
Proteja seus dados pessoais: Não compartilhe informações como RG, CPF, endereço, telefone e dados bancários com empresas desconhecidas.
Antoniel finaliza com uma mensagem de esperança: "Apesar dos desafios, o mercado de trabalho oferece oportunidades reais. Com atenção, pesquisa e cautela, é possível encontrar um emprego seguro e promissor".