Como se preparar para uma entrevista de jovem aprendiz: Dicas essenciais
Antoniel Bastos, Presidente do Instituto Rede Incluir, Diretor de Recursos Humanos, Diversidade e Inclusão da ACIJA - Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá, Especialista em Relacionamento Humano, Corporativo e Social e Coaching em Desenvolvimento Humano pela Universidade Anhanguera SP, compartilha suas dicas valiosas para ajudar jovens a se destacarem em entrevistas de emprego no programa Jovem Aprendiz.


1. Compreender o processo seletivo - Entendendo a etapa do processo seletivo, geralmente segue pela inscrição online, triagem de currículos, contato da empresa, dinâmica em grupo e, por fim, a entrevista individual. Conhecer essas fases ajuda a preparar-se cada vez melhor.
2. Aprenda sobre a empresa - Antes da entrevista, pergunte sobre a empresa em quem você está interessado. Conheça sua missão, visão e valores. Além disso, você ficará atualizado sobre seus projetos recentes. Vai provar interesse e preparação, ajudando-o também a deixar suas respostas mais homologadas com a cultura da empresa.
3. Prepare-se para perguntas - Pratique suas respostas a perguntas típicas de entrevistas, como "Por que você quer ser um Jovem Aprendiz?" e "Quais são suas principais habilidades?". Use exemplos específicos de sua vida escolar ou de experiências anteriores, se houver.
4. Vista-se de forma adequada - A primeira impressão é fundamental. Escolha uma roupa que seja adequada ao ambiente de trabalho da empresa. Opte por um visual limpo e profissional, evitando exageros. Lembre-se de que a aparência também comunica seu nível de seriedade e interesse pela vaga.
5. Apresente confiança e autenticidade - Durante a entrevista, mantenha uma postura confiante, faça contato visual e sorria. Seja autêntico em suas respostas e mostre entusiasmo pela oportunidade. A descoberta é valorizada e pode ajudar a criar uma conexão óbvia com o entrevistador.
TRANSFORMAÇÃO PROFISSIONAL: COMO SE PREPARAR PARA O FUTURO DO TRABALHO
Vivemos uma época de mudanças rápidas e significativas no mercado de trabalho. Adaptação e aprendizado contínuo são o que manterão os profissionais relevantes e as organizações bem-sucedidas. Antoniel Bastos, Presidente do Instituto Rede Incluir, RH, Diretor de Diversidade e Inclusão da ACIJA, Especialista em Relacionamento Humano, Corporativo e Social, e Coaching em Desenvolvimento Humano pela Universidade Anhanguera SP.
O mercado de trabalho está em constante evolução, e um estudo recente do Fórum Econômico Mundial revela que 23% das profissões atuais passarão por transformações significativas até 2027. Essa mudança é impulsionada por avanços tecnológicos, como automação, inteligência artificial e big data, que estão redefinindo as habilidades possíveis para o sucesso profissional.
A Era da Transformação - Antoniel Bastos destaca que tal transformação no mundo do trabalho não é mais uma previsão, mas já está em processo. Profissões que eram consideradas muito estáveis estão sendo substituídas ou alteradas, respectivamente, de acordo com as novas demandas do mercado. “Vivemos numa época em que o conhecimento se tornou a nova forma de capital. As competências que antes definiam carreiras de sucesso podem já não ser suficientes para as carreiras do futuro”, afirma Antoniel.
Adaptação e Aprendizado Contínuo - As mudanças terão de ser cada vez mais respondidas por investimentos em aprendizagem contínua e capacitação para as pessoas e a organização. Segundo Antoniel Bastos, quanto maior a compreensão da importância do desenvolvimento profissional contínuo, mais qualificados serão as empresas para prosperar num mercado em constante mutação. “As organizações que investem em programas de capacitação corporativa garantirão não apenas a sobrevivência no mercado, mas também prosperando nele”, ressalta.
Oportunidades e Desafios - Embora a transformação do mercado de trabalho apresente desafios, ela também oferece oportunidades únicas. A demanda por novas habilidades abre espaço para treinamentos corporativos de alta qualidade, que devem ser vistos como investimentos estratégicos. Além disso, a evolução do trabalho representa uma janela de oportunidades para a criação de novos caminhos, tanto para indivíduos quanto para organizações.
Chegou o momento de adotar uma abordagem mais proativa e estratégica para preparar o futuro do trabalho. O investimento em treinamento e desenvolvimento contínuo é essencial para garantir relevância profissional e sucesso organizacional. Como Antoniel Bastos destacou, "adaptação e aprendizado contínuo" são cruciais para relevância profissional e sucesso organizacional.